Relembramos a história do Xbox original, que completou no dia 14-03-12 em uma quarta-feira comemorou os seus 10 anos de seu lançamento europeu.


Hoje em dia, a Microsoft pode bater no peito e enfrentar a Sony na guerra dos consoles em pé de igualdade. Por isso, o jogador mais jovem, que começa a xingar estranhos pelo headset na Xbox Live talvez se esqueça que a Microsoft é uma quase novata no mercado de videogames. Tendo o seu debute com o ambicioso Xbox um videogame que semeou alguns dos conceitos fundamentais para a jogatina online atual.
O console comemorou 10 anos de seu lançamento europeu e, por isso, reviramos as memórias queridas passadas ao lado da grande caixa preta que colocou a Microsoft na sala de estar dos seus jogadores.

O Xbox nasceu da equipe da Microsoft que pesquisava o DirectX. O console é batizado como um encurtamento de DirectX box, um nome que, a princípio, a companhia odiou, mas que acabou sendo o preferido nas pesquisas de mercado.
A empresa de Bill Gates queria entrar no ramo do entretenimento eletrônico porque a Sony, com o sucesso do PlayStation 1 e o anunciado PlayStation 2, estava atraindo estúdios de desenvolvimento de jogos, tirando o foco do PC.O console foi anunciado na Game Developers Conference de 2000 e impressionou pelas especificações técnicas. Na época, o Dreamcast estava mergulhando em decadência e o PlayStation 2 ainda não havia chegado ao mercado. O console chegou às prateleiras americanas em 15 de novembro de 2001, quase um ano depois do PlayStation 2.
O Xbox é o primeiro console a trazer um HD interno, um avanço em comparação aos cartões de memória usados no PlayStation 2 e no GameCube (na época, apenas lançado no Japão). Devido a um HD comum, assim como os usados em PCs, e um drive robusto de DVD, o Xbox era um console bem maior que seus concorrentes.
O controle que acompanhou o lançamento do sistema, embora tenha ideias similares ao controle de Xbox 360, foi considerado desconfortável e, por ser relativamente volumoso, foi apelidado de “Fatty”, ou “gorducho”, pelos jogadores. Um controle substituto, batizado de Controller S, foi lançado como substituto e, em 2002, substituiu o joystick original que vinha com o sistema.

Na linha de lançamento do Xbox, um dos maiores acertos da Microsoft. A empresa decidiu investir pesado em um FPS espacial chamado “Halo: Combat Evolved”. Até então, o FPS era um gênero visto como primordialmente de PC, com apenas alguns grandes hits nos consoles, como “GoldenEye” e “Perfect Dark”, no Nintendo 64, e “Medal of Honor”, no PlayStation.
Outros bons games ajudaram o console em seus primeiros passos, como “Project Gotham Racing”, “Dead or Alive 3” e “Jet Set Radio Future” (disponível apenas no lançamento do console no Japão). Mesmo não atraindo, a princípio, toda a atenção e o suporte dos estúdios, o Xbox conseguiu produzir alguns clássicos, como o reboot sanguinário de “Ninja Gaiden” e o brilhante RPG “Star Wars: Knights of the Old Republic”, da BioWare.
Em 2002, o Xbox trouxe mais uma revolução para o mundo dos videogames. A Xbox Live permitiu que assinantes disputassem partidas online com outros assinantes, além de permitir o download de DLC diretamente para o HD do sistema, tudo isso com uma interface muito mais fácil que a usada pelo PS2.
Em dois meses, 250 mil usuários se inscreveram na Live, número que saltou para 1 milhão em julho de 2004 e 20 milhões em maio de 2009. Pela primeira vez na história, a ideia de disputar partidas multiplayer online saiu das solitárias cadeiras de PC para os espaçosos sofás dos consoles. Em 2004, a Microsoft deu mais um golpe de mestre com “Halo 2”, o jogo mais popular do console e que, na época, foi o produto de entretenimento que gerou mais lucros no lançamento, com 2,4 milhões de cópias vendidas, trazendo US$ 125 milhões para os cofres da Microsoft.

Com “Halo 2”, a Microsoft criou um verdadeiro fenômeno online, o embrião dos serviços multiplayer encontrados em quase qualquer game que se preze atualmente (especialmente FPS). Por meio da Xbox Live, jogadores podiam se conectar facilmente, filtrar as opções de partidas e jogar com seus amigos.
Para os puristas, “Halo 2” trazia ainda o modo multiplayer em system link ou tela dividida. A Microsoft encerrou oficialmente os serviços da primeira versão da Live em 14 de abril de 2010, mas um grupo de 20 jogadores permaneceu conectado até 11 de maio, deixando seus consoles conectados em partidas de “Halo 2”.
O Xbox original não conseguiu superar as vendas do PlayStation 2, mas ficou à frente do GameCube, com um desempenho forte na Europa e nos EUA, mas pouca adesão no mercado japonês. Quando o sucessor, o Xbox 360, chegou às lojas em 2005, o console foi descontinuado no Japão, mas ele perdurou até 2006 na Europa e 2007 nos Estados Unidos.
Com alguma firmeza no mercado, a Microsoft expandiu seus planos com o Xbox 360 que, apesar de não ter conseguido números expressivos no Japão, se tornou um console muito mais popular que seu ambicioso, gordinho e revolucionário antecessor.
Skype: blogdofandangos
Twitter: @thiagozillinger
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário